sexta-feira, 22 de maio de 2015

Troca letras


Objetivos didáticos:

- Conhecer as letras do alfabeto e seus nomes;

- Compreender que as sílabas são formadas por unidades menores.

- Compreender que a cada fonema corresponde uma letra ou um conjunto de letras (dígrafos);

- Compreender que se trocarmos uma letra transformamos uma palavra em outra palavra;

- Compreender que a ordem em os fonemas são pronunciados corresponde à ordem em que as letras são registrada no papel, obedecendo, geralmente, ao sentido esquerdo-direito;

- Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças sonoras entre elas;

- Estabelecer correspondência grafofônica.

Público-alvo:

Alunos em processo de alfabetização, mas que não compreende alguns princípios do sistemas, como o de que duas palavras diferentes são escritas com letras diferentes e o de que a substituição de uma única letra transforma uma palavra em outra. É uma atividade interessante também para crianças que já tenha tal conhecimento, mas que ainda não tenha consolidado as correspondências grafofônicas. Esses alunos já devem ser capazes de perceber que a escrita tem relação com a pauta sonora.

Sugestões de encaminhamento:

     O professor de ler em vos alta as regras do e, à medida que ele lê, discutir com os alunos sobre como ele funciona. Durante o jogo, caso existam dúvidas quanto às regras o docente pode ler novamente o texto, mostrando aos alunos que é necessário compreendermos e aceitarmos as regras. Esse procedimento contribui para uma melhor interação entre as crianças e para que elas se familiarizem com este gênero textual: Instruções de jogos.

     Antes de iniciar o jogo o professor deve fixar o quadro de pregas em um lugar acessível a todos os alunos, e deve espalhar as fichas de letras e de figuras no birô. A cada troca de letras que grupo for solicitado a fazer para que uma palavra se transforme em outra o professor deve refletir com o grande grupo sobre o êxito da troca. Caso o grupo não tenha escolhido a letra adequada ele não ganha pontos, e o outro grupo pode tentar realizar a atividade.

Troca Letra (cartela do aluno)


Metas do jogo:

Ganha o jogo quem acertar a maior quantidade de palavras formadas a parti da troca de letras.

Jogadores:

2,3 ou 4 grupos.

Componentes:

- 1 quadro de pregas.
- 20 fichas com figuras (10 pares de figuras cujas palavras são semelhantes, com diferença apenas em relação a uma das letras).
- Ficha com letras.

Regras: 

- São formados 2, 3 ou 4 grupos e decide-se qual grupo iniciará o jogo.
- O desafiador (professor) coloca no quadro de pregas 5 fichas de figuras e, ao lado, forma com as fichas das letras as palavras correspondente a essas figuras, deixando na mesa as demais fichas de letras.
- Coloca, em cima de uma das fichas, outras ficha com uma figura cuja palavra é muito semelhante à palavra representada pela figura que primeiramente foi colocada (por exemplo, se antes tinha a ficha da figura pato, coloca-se a ficha que tem a figura do rato).
- Faz o desafio ao grupo que estiver na vez de jogar: "Que letra devo trocar para que a palavra PATO vire RATO?"
- O grupo escolhe a letra e a coloca no lugar certo, em cima da letra que precisa ser modificada para formar a nova palavra.
- Se o grupo acertar ganhar cinco pontos, e o professor prossegue com a equipe seguinte.
- O jogo termina quando o desafiador (professor) fizer 8, 9 ou 10 substituições (desafios): 4 grupos, são feitos dois desafios; 3 grupos, são feitos três desafios; e 2 grupos são feitos cinco desafios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário